Rússia pode ficar sem dinheiro em 2024, diz oligarca russo

Suas observações contrastam com uma avaliação mais otimista da situação econômica da Rússia feita recentemente pelo presidente Vladimir Putin

Tem gente que não tem muito medo do perigo… Afirma o oligarca russo Oleg Deripaska:

"Não haverá dinheiro já no próximo ano, precisamos de investidores estrangeiros", disse ele em uma conferência econômica na Sibéria na quinta-feira (2), de acordo com comentários relatados pela TASS, uma agência de notícias estatal russa.

O bilionário chegou a pedir o fim da guerra na Ucrânia nos primeiros dias do conflito no ano passado.

Suas observações contrastam com uma avaliação mais otimista da situação econômica da Rússia feita recentemente pelo presidente Vladimir Putin.

Putin elogiou a resiliência da economia do país diante das sanções ocidentais sem precedentes impostas no ano passado.

Vamos ao fatos:

·                     a produção da Rússia encolheu 2,1% no ano passado;

·                     neste mês, a Rússia cortou a produção de Petróleo;

·                     desde fevereiro de 2022, os países ocidentais aplicaram mais de 11.300 sanções à Rússia e congelaram cerca de US$ 300 bilhões de reservas estrangeiras na Rússia;

·                     importações da União Europeia da Rússia caíram 51% em valor entre fevereiro e dezembro do ano passado;

·                     a receita do governo russo caiu 35% em janeiro em relação ao ano interior;

·                     os gastos do governo aumentaram 59% em janeiro deste ano, em relação ao anterior, o que leva a Rússia a um déficit orçamentário de 1.716 bilhões de rublos (US$ 23,3 bilhões).

Quer entender um pouco mais sobre o conflito Rússia x Ucrânia? No catálogo de filmes da Brasil Paralelo você encontra Rússia x Ucrânia, Putin vai à GuerraToque no link para saber como liberar acesso a esse filme e muito mais.